Ads

    A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abriu inscrições para 20 mil novas vagas de estágio do Programa Bolsa do Ensino Médio Técnico (BEEM), direcionadas a estudantes da rede estadual que cursam a 2ª ou 3ª série do itinerário de formação técnico-profissional.

    Inscrições e prazos

    O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site oficial do programa até 20 de julho. Os selecionados atuarão conforme as regras da Lei nº 11.788/08, com cargas horárias de 12 a 20 horas semanais.

    Valor das bolsas

    As bolsas-auxílio variam de R$ 422,03 a R$ 851,46, de acordo com o curso e a jornada escolhida. Durante os primeiros seis meses, o pagamento será realizado pela Seduc-SP, que também garante seguro contra acidentes pessoais.

    Atuação nas empresas parceiras

    Os estagiários serão alocados em empresas conveniadas, selecionadas conforme o perfil do estudante, o curso frequentado e o horário das aulas. As companhias devem fornecer auxílio-transporte e designar um supervisor com experiência na área técnica correspondente. Após o período inicial de seis meses, há possibilidade de efetivação do contrato diretamente pela empresa.

    Quem pode participar

    Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa:

    • ter no mínimo 16 anos na data de admissão;
    • estar matriculado na 2ª ou 3ª série do itinerário técnico-profissional;
    • manter frequência escolar igual ou superior a 85% no semestre anterior;
    • ter participado do Provão Paulista Seriado no ano anterior;
    • não estar a menos de seis meses da conclusão do curso.

    Seleção dos candidatos

    O processo seletivo é eliminatório e classificatório, limitado ao número de vagas disponíveis. Empresas parceiras podem incluir etapas adicionais, como análise de currículo ou entrevistas.

    Meta de expansão

    Atualmente, o BEEM atende cerca de 11.600 estudantes. A meta do governo paulista é chegar a 30 mil estagiários até o fim de 2026.

    Com informações de Catraca Livre

    Share.

    Equipe de redação da Uni10!